Método Rolf - Integração Estrutural

Corpo alinhado e sem dores crônicas na coluna e articulações

Método Rolf

Postura corporal e integração

Método RolfPostura corporal é um fenômeno dinâmico. Modifica-se a cada instante e ao longo da vida, de acordo com os hábitos e a história emocional de cada indivíduo. Ela é a manifestação visível e mensurável da relação ao mesmo tempo física e subjetiva entre os segmentos que formam a estrutura do corpo humano. Objetivamente, pode ser aferida pelo alinhamento vertical da estrutura. A postura corporal é produzida pela ação de três forças que interagem e a modificam: duas internas e uma externa.

A primeira força interna resulta da tensão mecânica exercida pelos tecidos moles que unem e articulam todos os segmentos do corpo. A segunda é a força psíquica ou mental, que modifica a postura corporal ao produzir reações inconscientes (fixações) nos tecidos do corpo por meio do sistema nervoso, com a finalidade de evitar tudo o que é percebido como desprazer pelo aparelho psíquico. A terceira força é o campo de gravidade da terra, na qual o corpo humano está imerso.

A estrutura corporal está integrada quando é capaz de expressar-se por meio de movimentos internos e externos fluentes, coordenados e conscientemente orientados, com a participação de todos os segmentos do corpo em harmonia com seu centro de gravidade comum, localizado na pélvis, com simplicidade, facilidade,economia de energia, elegância e satisfação. Os movimentos compreendem a fala, a marcha, a respiração, o sexo e qualquer outro próprio da atividade humana, como sentar-se, levantar-se ou simplesmente manusear, erguer e transportar um objeto.

Profissional certificado

Armando Macedo é profissional do Método Rolf certificado pela Guild for Structural Integration - GSI. Clique aqui e digite o nome do profissional no campo "find" correspondente a "Find Pratitioners" do site americano.

Atendimento: Rua Tuiuti, 2530 - conjunto 76, Tatuapé, São Paulo. Fones: (11)2097.1992 e (11)2768.1018.